Desporto

Concelho de Loulé perde duas figuras reconhecidas que estiveram ligadas ao ciclismo e ao futebol

 
A Câmara Municipal de Loulé informou, que em pouco mais de uma semana, faleceram dois membros da comunidade «que marcaram fortemente o panorama do desporto deste concelho».

A autarquia adianta em comunicado, que no passado dia 24 de março, Loulé recebeu a notícia da morte de Delfim de Jesus Batista, aos 86 anos. 
 
Cohecido por Sr. Delfim, ficou reconhecido pela sua carreira desportiva nos anos 50/60. Velha glória do ciclismo português, Delfim de Jesus representou o Sporting Clube de Portugal e o Louletano Desportos Clube. Nascido em Loulé, viveu alguns anos na Venezuela, onde terá sido convidado pelos responsáveis governamentais do desporto venezuelano, a representar o país nos mundiais de ciclismo.
 
De regresso a Portugal permaneceu durante vários anos no mundo do ciclismo, tendo igualmente sido adepto e praticante de musculação e colaborador do Louletano Desportos Clube nesta modalidade.
 
Segundo o município, o Sr. Delfim «inspirou muitos jovens deste concelho pelo seu glorioso percurso desportivo».
 
No passado dia 2 de abril, surgiu a notícia do falecimento de Joaquim Manuel Gonçalves Guerreiro, mais conhecido por Quim Quim, um dos grandes nomes e impulsionadores do futebol em Quarteira.
 
De acordo com a mesma fonte, Quim Quim começou a jogar muito jovem, em equipas de futebol popular, em Quarteira, nos anos 60. Ao longo da sua carreira futebolística, terá passado pelo Quarteirense, Campinense e pelo Almancilense, enquanto jogador e treinador e conquistado por diversas vezes o título de Campeão Distrital.
 
A autarquia diz «lamentar profundamente a perda destes dois cidadãos que marcaram a vida e a história da comunidade e que, por isso, ficarão para sempre na nossa memória coletiva».
 
Aos amigos e familiares, a Câmara endereçou sentidas condolências.