Desporto

Concelho de Loulé prepara rede de percursos cicláveis para atrair turismo desportivo e de lazer

 
O concelho de Loulé vai ter em breve um Centro Cyclin´Portugal, iniciativa que nasce de uma parceria entre a Federação Portuguesa de Ciclismo e o Município.

Trata-se de uma rede de percursos que irá integrar 3 “portas”, ou seja, pontos de partida e chegada dos itinerários. A principal será em Loulé, e as outras em Alte e no Ameixial, perfazendo um total de 20 percursos e aproximadamente 900km cicláveis. 
 
Segundo sublinha a autarquia em nota emitida à comunicação social, esta rede foi idealizada e pensada para que a maioria dos seus percursos possam ser realizados também a andar ou a correr, "permitindo criar no futuro novas parcerias e aumentar a oferta para a prática da atividade física informal no Município", atraindo turismo desportivo e de lazer, seguindo o lema “Andar Correr Pedalar”.
 
A ideia é que através desta infraestrutura, os utilizadores percorram todo o território do Litoral à Serra, passando pelo Barrocal, "descobrindo as belezas naturais, os pontos mais emblemáticos, históricos e patrimoniais do concelho", destaca a mesma nota. 
 
Para o autarca louletano, Vítor Aleixo, o «Centro Cyclin´Portugal Loulé será inequivocamente uma excelente forma de promover e atrair mais pessoas a visitar o território e posicionar Loulé num destino apetecível para este setor do turismo. Temos um interior magnífico, ainda pouco conhecido, com estrada que oferecem qualidade e segurança a quem circula. Acreditamos que aliar as potencialidades naturais e patrimoniais à atividade desportiva e de lazer poderá ser um passo importante na promoção turística do concelho, bem como na sua diversificação».
 
A mesma fonte adianta que o levantamento prévio de toda a rede de percursos já foi realizado, bem como a auditoria inicial por parte da União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo, cumprindo os requisitos necessários. Neste momento está a proceder-se à marcação física dos percursos, com a colocação de postes e sinalética específica nos locais. O projeto será ainda sujeito a uma auditoria final para designação e numeração dos percursos e consequentemente atribuição do certificado de homologação e respetivo selo, refere o mesmo documento.