Os projetos de intervenção comunitária levam às populações mais distantes da sede do concelho atividades e informação para combater a solidão, estimular a participação cívica e promover o bem-estar e convivialidade das populações.
A cobertura do projeto de intervenção comunitária “Mais Viver Mais Aprender”, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de São Brás de Alportel e a Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde “Al-Portellus”, alargou-se até à zona poente do concelho, tendo chegado à localidade de São Romão no início deste ano, tendo decorrido na passada sexta-feira, dia 27, a primeira sessão.
Já na 7.ª edição, o projeto “Mais Viver Mais Aprender” procura intervir junto da população sénior das zonas rurais, para dar respostas às necessidades diagnosticadas neste segmento da comunidade são-brasense.
Nasceu em 2010, para “dar mais vida aos anos” contribuindo para aumentar o bem-estar, a dignidade e a felicidade da população. O projeto iniciou em Parises, na 4.ª edição chegou ao Peral, em 2015 passou a integrar a zona da Mesquita e em 2017 alcança o poente do concelho, até São Romão.
No mesmo âmbito, e integrado no trabalho dos Serviços Sociais do Município, a Câmara Municipal lançou mais recentemente o projeto “Envolve” que abrange as comunidades rurais de Alportel e Machados, com sessões de informação e atividades de animação comunitária. Os bons resultados alcançados ao longo das várias edições e o sucesso na concretização dos objetivos definidos, com um crescimento significativo de participantes, contribuíram para o alargamento da área de ação destes projetos que atualmente abrangem todo o território do concelho.
Com a organização de sessões informativas nas áreas da alimentação, saúde e segurança, de carácter regular, o projeto contribui para manter a população melhor informada, promove a sua autonomia e reduz o isolamento social. Alportel, Machados, Mesquita, Parises, Peral e São Romão são os núcleos rurais deste trabalho, aos quais se junta o Espaço Multiusos do Bairro Social, no centro urbano do concelho.
O projeto “Mais Viver Mais Aprender” constitui atualmente uma referência na área da intervenção comunitária pelo papel que desempenha na promoção do envelhecimento ativo e da inclusão social, medidas fundamentais para garantir melhor qualidade de vida para a comunidade sénior são-brasense.
Mas a intervenção social e comunitária não se reduz às zonas rurais. No centro urbano, o projeto “Bem me Quer”, sediado no Espaço Multiusos João Rosa Beatriz, promove também bem-estar e qualidade de vida a todos quantos acorrem regulamente a este espaço de convívio e de partilha.
Algarve Primeiro