Sociedade

Concerto da Orquestra Clássica do Sul abre comemorações dos 35 anos da UAlg

Por ocasião das comemorações dos 35 anos da Universidade do Algarve, no dia 11, às 21h30, a Orquestra Clássica do Sul (OCS) vai subir ao palco do Grande Auditório do Campus de Gambelas.

PUB
 
Sob a batuta de Cesário Costa e tendo como Soprano Sara Afonso, o concerto tem entrada livre e é aberto ao público em geral.
 
Sobre Cesário Costa:
Cesário Costa tem-se vindo a distinguir em Portugal como um dos mais ativos maestros da sua geração. Depois do Curso Superior de Piano (Paris), completou o mestrado em Direção de Orquestra (Würzburg, Alemanha), vencendo o III Concurso Internacional Fundação Oriente para Jovens Chefes de Orquestra. 
 
A sua atividade como maestro desenvolve-se tanto em Portugal como no plano internacional. Apresentou-se na Europa, Ásia, Cabo Verde e América com reportório que vai do barroco ao contemporâneo, tendo sempre a preocupação de divulgar obras de compositores portugueses. 
 
Colaborou com solistas e encenadores de renome. Fez a estreia absoluta de mais de cem obras, trabalhando com a maioria dos compositores nacionais contemporâneos. 
 
Paralelamente à atividade de maestro e de programador musical, tem sido professor em diversas escolas e na Universidade Católica Portuguesa. Foi Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra do Algarve e posteriormente presidente da Metropolitana e Diretor Artístico da Orquestra Metropolitana de Lisboa. 
 
É atualmente Maestro titular da OrchestrUtópica e foi recentemente convidado para Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra Clássica do Sul.
 
Sobre Sara Afonso:
A soprano Sara Afonso iniciou os seus estudos musicais em piano com Margarida Cunha Matos, tendo depois ingressado no Instituto Gregoriano de Lisboa, onde frequentou o curso de piano com Manuel Fernandes. 
 
Aí iniciou o estudo da técnica vocal, com Ana Leonor Pereira. Ingressou posteriormente na Escola de Música do Conservatório Nacional, no curso de canto, sob a orientação de Manuela de Sá, com quem tem trabalhado. 
 
Destaca-se de 2013 a sua participação na estreia moderna da opereta cómica A Morte do Diabo da autoria de Eça de Queirós e Jaime Batalha Reis, com música de Augusto Machado, na estreia moderna da Missa e Tatum Ergo de João Domingos Bomtempo, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direção de Cesário Costa. Colabora com o Coro Gulbenkian e com o Coro de Câmara Lisboa Cantat. Frequentou o curso profissional de atores da Act. É licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.