A Igreja Matriz de Olhão acolhe, o tradicional Concerto de Natal do concelho. Trata-se de uma organização do Município de Olhão, que este ano acontece na noite de 14 de dezembro, às 21h00, com o grupo Gospel Collective.
Em nota de imprensa, o autarquia refere que o grupo Gospel Collective é dirigido pela cantora e maestrina Anastácia Carvalho e composto por cerca de 50 elementos. Oriundo de Lisboa, alberga cantores profissionais e amadores de diferentes áreas musicais e nacionalidades dentro da lusofonia, com intérpretes de mérito reconhecido.
O coro tem membros com idades compreendidas entre os 20 e os 60 anos, «reunindo experientes cantores das áreas do jazz, soul, rock, afrobeat, hip-hop, pop, reggae e funk, que em comum têm a paixão pela música espiritual negra e a vontade de através da oração cantada proporcionar espetáculos inigualáveis».
O repertório do Gospel Collective começou por ser baseado no cancioneiro gospel afro norte-americano, os espirituais negros e também new/urban gospel mas hoje também se debruça sobre o afrogospel, ouvindo-se do coletivo canções em inglês, português ou swahili, desde os espirituais negros passando também pela soul, terminando no urban gospel.
Conforme destaca a mesma nota, «esta será a ocasião para entoar algumas das canções mais conhecidas desta quadra e outras que, sendo menos conhecidas, vão diretas ao coração de todos nós».