O trio internacional de pianistas, "Danças pelo Mundo" vai reunir-se no Museu do Traje de São Brás de Alportel, para interpretar novas composições apresentadas numa sucessão de duo e trio. Será no dia 11 de junho às 17h00.
O trio é formado pelos pianistas Doris Gameiro e José Cubela vindos do Texas e Svetlana Bakushina, artista local do Algarve. A primeira atuação do projeto, aconteceu no Centro de Artes de Águeda, em 2019, num concerto para piano a seis mãos, com obras de Gershwin, Piazzolla, Rachmaninov, e Sousa, organizado por Sérgio Brito, organista, diretor do coro e professor de piano no Conservatório de Águeda.
Refira-se que Doris Gameiro é uma pianista com formação clássica, que ensina em privado (virtual e presencialmente) em Fort Worth, Texas, em inglês, espanhol e português. É entusiasta nas interpretações ao piano em colaboração e dedica-se também à joalharia.
José António Cubela é um músico versátil que já atuou e gravou como solista, e pianista de câmara. Para além das suas atividades performativas, tem sido juiz em festivais e concursos nacionais e internacionais de piano.
Svetlana Bakushina é uma pianista, artista e cineasta sediada no Algarve. Dirige o seu estúdio privado de piano em Portimão e produz filmes independentes. Svetlana interpreta em vários estilos desde o clássico até à fusão e colabora com músicos de vários países.
Devido à pandemia, o trio viu-se obrigado a interromper as viagens internacionais, acabando por trabalhar em projetos individuais, preparando novas atuações, com obras conhecidas de Debussy, Rachmaninoff, Gluck, Manuel de Falla e obras totalmente novas, incluindo uma peça nunca antes estreada pelo compositor nicaraguense Luis Fletes Soza e outra composta por Svetlana Bakushina, com arranjo para quatro mãos ao piano, especialmente para o concerto em São Brás de Alportel.
Para informações sobre reservas, deverá contactar o 966 329 073 ou email:
[email protected]