Os Concertos Promenade da Orquestra Clássica do Sul estão de volta e iniciam no próximo dia 15 de fevereiro em Faro, no Teatro das Figuras (às 12h00) e no Auditório Municipal de Lagoa (às 16h30), e ainda no dia 22 de fevereiro na Arena d’Évora (às 17h00).
O ciclo de 2015, que decorre de fevereiro a maio, celebra a temática “Os Santos Lendários”, onde as lendas de Santo António, da Rainha Santa Isabel, de D. Nuno Álvares Pereira e de São Martinho são adaptadas para os mais novos, em histórias narradas e acompanhadas de música especialmente composta para este ciclo por John Avery, Maestro Assistente da OCS.
Nestes primeiros concertos, convida-se a percorrer várias obras que sugerem uma viagem sempre em movimento, com um programa dirigido por John Avery. O tema principal que dá nome a esta sessão - D. Nuno, o Santo Cavaleiro - apresenta a lenda de D. Nuno Álvares Pereira, cavaleiro que ficou conhecido por Santo Condestável, por ter abraçado uma vida humilde e de caridade, tornando-se São Nuno de Santa Maria.
A história será narrada de forma educativa e divertida por Susana Paixão, a habitual anfitriã dos Concertos Promenade.
Os Concertos Promenade da Orquestra Clássica do Sul são um ciclo anual de concertos, que acontecem uma vez por mês, aos domingos, em Faro e Lagoa e em Évora, com a duração de cerca de uma hora.
São concertos para toda a família, para todas as idades e todos os gostos, com especial atenção às crianças e aos jovens. Estes eventos ligeiros e interativos, dentro do universo dos concertos de música erudita, dão a conhecer a música clássica de uma forma mais leve e descontraída e num ambiente festivo.
Os Concertos Promenade são patrocinados pela Caixa Geral de Depósitos, Mecenas Extraordinário da OCS, em coprodução com o Teatro das Figuras em Faro e com o apoio das autarquias de Lagoa e de Évora.