Sociedade

Concessionárias EGF mobilizam portugueses para a prevenção de resíduos em tempo de pandemia

A EGF, empresa europeia de referência no setor ambiental e líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal, integrada no Grupo Mota-Engil/Urbaser e as 11 concessionárias – Algar, Amarsul, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valnor, Valorlis, Valorminho e Valorsul - estão a promover atividades de redução, reutilização e reciclagem por todo o país, incluídas na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, que decorre entre 21 e 29 de novembro.

PUB
Este ano o tema em destaque são os resíduos invisíveis - os resíduos gerados durante o processo de fabricação dos produtos. Para alertar a população que, mesmo em tempo de pandemia, a preocupação com o planeta está na ordem do dia, o Grupo EGF tem várias campanhas e iniciativas agendadas, sendo de destacar as iniciativas junto dos media no âmbito da campanha "O Futuro do Planeta Não é Reciclável".
 
Recorde-se que, no Algarve, a Algar e a Entrajuda associam-se todos os anos à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, incentivando a prevenção de resíduos através da promoção de uma campanha de angariação de brinquedos usados (bonecos, bolas, livros, jogos, cds, entre outros) intitulada “Recolha Solidária de Brinquedos”, que vai decorrer em todas as instalações da Algar, (www.algar.com.pt), até ao final do mês de novembro e com a qual poderá contribuir. Os brinquedos angariados, desde que estejam em bom estado de conservação, serão depois entregues às famílias carenciadas apoiadas pela Instituição de Solidariedade Social Entrajuda.
 
Segundo a EGF, em Portugal são produzidos por ano, cerca de 513kg de resíduos urbanos por habitante e em 2019 Portugal produziu um total de 5.281 mil toneladas destes resíduos. Este valor está acima da média europeia, e só com a adoção de comportamentos corretos será possível reduzir esta produção.