Iniciada há cerca de um ano, a empreitada terminou no final do mês de abril, estando a nova conduta já ao serviço da população.
Nota enviada ao Algarve Primeiro, o Município diz que, "tratou-se de uma intervenção de difícil execução, exigente e demorada, devido à complexidade da mesma". Contudo, classifica "a empreitada de enorme importância para um concelho de qualidade, que se quer, cada vez mais, sustentável".
A autarquia destaca que, investiu mais de 1 milhão e 200 mil euros na substituição da conduta adutora, com o objetivo de melhorar o serviço público, reduzindo o número de ocorrências por falhas no abastecimento, reduzindo o volume de perdas reais e aparentes de água, reduzindo o volume de água importada pelo sistema e melhorando o desempenho do município em todos os indicadores de avaliação dos sistemas. Para além da substituição da conduta adutora, o Município de Lagoa, também aumentou a rede de distribuição de água, naquela zona do concelho, com a implementação de uma conduta distribuidora e respetivos ramais, num investimento adicional de mais 150 mil euros. Na fase seguinte, será pavimentada a via entre o entroncamento com a Rua das Alagoas Brancas e o entroncamento da EM 1273, junto aos Salicos, informa a mesma nota.
Esta intervenção faz parte da 1ª fase de reformulação e otimização do sistema adutor do concelho, prevista no Plano Tático de Gestão Patrimonial de Infraestruturas do Município de Lagoa, estando também a terminar, a substituição da conduta adutora Lagoa – Estômbar – Calvário, a substituição da conduta adutora Cerca da Lapa – Sesmarias e a implementação das Zonas de Medição e Controlo (ZMC´s), em todo o concelho.
"Demos um passo importante para resolver parte dos problemas de abastecimento de água do concelho e para resolver as perdas reais de água. Foi uma intervenção delicada, que ninguém gosta de fazer, mas essencial para o futuro do concelho", afirmou Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.