Sociedade

Conferência dá início às comemorações do 25 de Abril em Portimão

Os artistas plásticos Margarida Tengarrinha, Franco Charais e Stella Barreto são os oradores convidados para a conferência “A Arte antes e depois do 25 de Abril de 74” agendada para as 18h30 do dia 22 de Abril, no Café-Concerto do TEMPO.

PUB
 
“Os caminhos da Arte sob a ditadura fascista”, é justamente o tema para a intervenção de Margarida Tengarrinha que irá abordar o caso de António Ferro e a propaganda do regime – A Exposição do Mundo Português (1940, referindo ainda o surto do Neorrealismo, as Exposições Gerais de Artes Plásticas – A unidade dos artistas antifascistas e a luta dos jovens artistas pela Modernidade.
 
Já o Capitão de Abril e artista plástico Franco Charais irá ter abordar o tema da “Arte e cultura depois de 25 Abril de 74”, focando-se no período revolucionário: Noite de Teatro e pintura no Museu do Traje, dinamização cultural, descentralização das atividades culturais, partilhando ainda, através da sua experiência como pintor (conceção, exposição, comercialização), a sua perspetiva sobre a arte nos dias de hoje. 
 
Stella Barreto dará voz ao caso de Portimão, através do tema “Arte Plásticas em Portimão, antes e depois do 25 de Abril de 1974”. Tendo como base a experiência pessoal vivida em Portimão na infância, adolescência e juventude de uma aspirante a pintora antes do 25 de Abril. As suas dificuldades, lutas e a procura pelo conhecimento, numa família e cidade culturalmente isoladas das Artes assim como a experiência vivida depois do 25 de Abril numa cidade em profundo processo crescimento cultural, as suas conquistas, oportunidades e lutas.
 
No dia 30 de abril o Café Concerto do TEMPO está reservado para a conferencia “A História do Desporto antes e depois do 25 de abril de 74”, a cargo dos professores Alcino Pedrosa e Joaquim Paulino.