A mesma conferência inserida no ciclo "Entre Arquivos" será proferida por Hilário Lopes (RTP), e acontece no dia 9 de Maio, pelas 15h00.
Segundo a organização, "é hoje unanimemente reconhecido que uma parte muito importante da nossa memória coletiva recente está registada em documentos audiovisuais, que estão dispersos por múltiplas organizações de arquivo, públicas e privadas".
De acordo com o estudo de diagnóstico aos Arquivos Audiovisuais em Portugal, realizado pelo Grupo de Trabalho dos Arquivos Audiovisuais da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, as condições de salvaguarda, preservação e acesso aos conteúdos audiovisuais são muito deficientes. Considerando ainda a extrema vulnerabilidade dos documentos audiovisuais e a "vertiginosa" evolução das tecnologias digitais, é bastante evidente que uma parte significativa dos acervos audiovisuais em Portugal está em risco de perda.
Neste contexto, a mesma conferência irá debruçar-se sobre as dificuldades, soluções possíveis e fomentar a consciencialização dos profissionais, das instituições e das autoridades competentes para a necessidade de intervenção urgente no domínio da preservação do património audiovisual.
Nota biográfica do conferencista:
Quadro da RTP desde 1985 desenvolveu atividade na Engenharia e Tecnologias até ao ano 2000, altura em que passou a integrar a área de Arquivo Audiovisual. No arquivo da RTP desempenhou varias funções e foi líder de vários projetos nas áreas da recuperação, restauro e digitalização, designadamente, a recuperação dos acervos filme e vídeo obsoleto. Foi ainda o responsável pela implementação sistema de arquivo digital da empresa. Atualmente é Diretor-Adjunto da Direção Institucional e Arquivo da RTP e coordenador do Grupo de Trabalho dos Arquivos Audiovisuais da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD).