Sociedade

Confraria Gastronómica da Sardinha de Portimão tem novo site e hino

Fotos - Ricardo Coelho
Fotos - Ricardo Coelho  
A Confraria Gastronómica da Sardinha de Portimão realizou no último sábado, na casa do descabeço no Museu de Portimão, o seu segundo capítulo.

De vários pontos do país, estiveram presentes outras confrarias que se associaram à entronização dos primeiros membros não fundadores desta ainda jovem confraria, que já conta com trinta confrades em prol da defesa da sardinha. O destaque foi para a entronização das primeiras confreiras e confrades ligados direta ou indiretamente à pesca da sardinha, de que é exemplo, o armador e mestre de pesca Fábio Mateus, o mais novo em atividade na região algarvia.
 
 
Na antiga fábrica de conservas de peixe La Rose, da Feu Hermanos, Luís Matos Martins, André Dias, Sandra Gonçalves, Pedro Esteves, Duarte Anjo, Paulo Tavares, Mário de Freitas, Carlos Romão, José Garrancho e Cátia Algarve, prometeram tudo fazer para defender o ambiente, o mar, os seus recursos e usos, em particular a sardinha, Portimão, Algarve e Portugal.
 
No seu discurso de boas vindas aos novos confrades e confreiras, Júlio Ferreira, Mestre de Pesca da Confraria Gastronómica da Sardinha de Portimão anunciou que já se encontra disponível para visita o site, onde poderão encontrar tudo sobre a confraria em www.confrariadasardinha.pt
 
Em fase final de produção pelo algarvio Rafael Correia (Sickonce) está o hino da confraria. O tema, que será dado a conhecer brevemente, tem como base a música "Sardinha assada" do acordeonista portimonense João César.
 
 
A cerimónia contou ainda com a presença e intervenções do vice-presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas António Cabrita, e do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) José Apolinário. O antigo secretário de Estado das Pescas, destacou a importância da pesca da sardinha para a região, a importância da Confraria da Sardinha "com o objetivo de honrar os seus antepassados e deixar este legado aos vindouros", contribuindo para o levantamento, defesa, promoção e divulgação do património cultural, ambiental, histórico e gastronómico da "Sardina pilchardus".
 
A Câmara Municipal de Portimão, esteve representada pelo vice-presidente Álvaro Bila e a Junta de Freguesia de Portimão pelo presidente da Mesa da Assembleia Rui Rosa, dois dos quinze membros fundadores da Confraria Gastronómica da Sardinha de Portimão.