Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 
Conheça a lista “da felicidade” doméstica
Imprimir Partilhar por email
Aparentemente uma questão de pouca importância, mas que assume um papel de elevado interesse para a maioria das famílias. Estar bem em casa, sentir conforto, união e aquilo de que se precisa são pontos que engrossam a lista de prioridades para ser feliz.
 
Tendo por base um estudo britânico da Origins que analisou duas mil famílias e quis perceber quais os fatores mais importantes para manter a felicidade doméstica, percebeu-se que, independentemente do progresso e da inovação tecnológica, as opções tradicionais continuam a ser líderes das preferências em casa.
 
Ao mesmo tempo, o estudo verificou que, mediante a geração, assim se criam interesses.
 
Uma boa máquina de café em casa faz as delícias de muitas pessoas, enquanto que, os brinquedos e jogos são a preferência dos mais novos.
 
São cada vez mais as gerações que se reúnem em torno das tecnologias, mas um serão de cinema em frente ao televisor ainda é uma opção familiar.
 
No topo das exigências familiares está uma refeição em conjunto, as trocas de saberes, as gargalhadas e as situações em que todos trabalham em prol do mesmo objetivo. Fazer uma sobremesa, arrumar a cozinha e daí por diante.
 
Muitos inquiridos mostraram que a falta de tempo é o seu maior impedimento à felicidade no lar e que, quando lhes é possível, fazem o melhor aproveitamento com aqueles que amam.
 
Um sofá confortável também é um fator positivo quando de felicidade no lar se fala, bem como um ambiente com temperatura agradável. Muitos inquiridos dizem gostar de estar em casa sem ruído, pelo que os filhos vão para o quarto fazer as suas atividades, enquanto que outros ficam agradados com o barulho, energia e alegria dos mais novos nas mais variadas brincadeiras.
 
Muitos pais gostam de brincar com os filhos e de desafiar os seus limites enquanto preparam a refeição, o banho e toda a organização do lar.
 
A maioria diz gostar de vizinhança simpática e cuidadosa para com o espaço comum.
 
Muitos dos inquiridos dizem ainda que, a zona onde vivem pode ser geradora de infelicidade, pelo que a escolha deve ser cuidadosa. O mesmo se passa com as relações de vizinhança.
 
No terceiro lugar das preferências para uma vida feliz em casa, surge a necessidade de manter a casa limpa e arrumada, este foi um fator visto como fundamental já que os elementos da família não se sentem bem se o ambiente não for arrumado e tranquilo.
 
Cozinhar com as crianças, ter chave na porta da casa de banho, ter tabuleiros de jogos e um sofá confortável e tempo para descontrair, também geram felicidade doméstica.
 
A privacidade e a liberdade são aspetos relevantes apontados pelos inquiridos.
 
Andrew Halsall, diretor da empresa que encomendou o estudo, frisou que "a lista de coisas que as pessoas atribuem à felicidade em casa é uma mistura interessante de processos tradicionais, esforços para criar um ambiente quente onde se mistura a presença das tecnologias com conforto. 
 
Neste sentido, todos os inquiridos adeptos das novas tecnologias defenderam um serviço rápido de Internet.
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

O Escotismo é uma escola de cidadania



-

Devemos estar com pessoas que ajudem a sermos melhores



-

A cidadania não “passa de moda”



-

Os benefícios de viver “de consciência tranquila”



-

“Quem sofre com o pouco que lhe falta, não goza o muito que tem”



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Professora de escola de Olhão vence prémio “Professor Inovador do Ano”

Professora de escola de Olhão vence prémio “Professor Inovador do Ano”

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Biblioteca Municipal de Loulé recebe sessão de apresentação da obra “José Afonso ao Vivo”

Biblioteca Municipal de Loulé recebe sessão de apresentação da obra “José Afonso ao Vivo”

ver mais
 
Em junho há Kickboxing na Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines

Em junho há Kickboxing na Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines

ver mais
 
Município de São Brás de Alportel lança Programa “Mais Família Sénior”

Município de São Brás de Alportel lança Programa “Mais Família Sénior”

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio