Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 
Conheça as vantagens do filho mais velho
Imprimir Partilhar por email
Muita polémica gira em torno do irmão mais velho e, um estudo publicado recentemente promete “incendiar”a relação entre irmãos, isto porque dá conta de uma “inteligência superior” apesar de pouco relevante no quotidiano.
 
Um estudo da Universidade de Illinois promete incendiar a rivalidade entre irmãos, ao concluir que os filhos  mais velhos têm um QI superior aos mais novos. 
 
A investigação encontrou também uma forte correlação entre a ordem de nascimento e alguns traços de personalidade.
 
Com este trabalho, os cientistas provaram que, apesar dos irmãos mais velhos serem, tecnicamente, mais inteligentes, a vantagem em relação aos mais novos é apenas de um ponto nos testes de QI.
 
A pesquisa foi publicada no Journal of Research in Personality e revelou também que os primogénitos tendem a ser mais extrovertidos, bem-dispostos, cuidadosos e menos sociáveis, tendo menor predisposição para sentir ansiedade.
 
Este é o maior estudo até à data a relacionar a ordem de nascimento com a personalidade. A investigação analisou o dia a dia de 377.000 alunos do ensino secundário, nos EUA, para averiguar em que medida a data de nascimento afeta as escolhas do quotidiano. 
Fatores como o sexo, a idade, o número de irmãos, a estrutura familiar e o nível socioeconómico dos jovens foram tidos em conta, pois podiam alterar os resultados. 
 
As conclusões indicam evidências quanto à “superioridade intelectual dos filhos mais velhos” ainda assim, os investigadores garantem que “as diferenças são estatisticamente relevantes”mas não devem afetar a vida das famílias, uma vez que um ponto de QI “não tem importância no quotidiano das pessoas”
 
Os mesmos investigadores sublinham que, “em relação aos traços de personalidade não é possível ver diferenças a olho nu.”
 
Clarificando, Brent Roberts, um dos investigadores responsáveis pelo estudo, refere que não é possível sentar duas pessoas lado a lado e avaliar o seu nível de QI, muito menos ter uma perceção de qual dos irmãos é mais inteligente, já que, essas diferenças não são de todo percetíveis sem que sejam realizados testes específicos, razão pela qual “este não pode ser um ponto a favor da rivalidade entre irmãos, muito menos de mau-estar familiar.”
 
Fátima Fernandes
 
 
COMENTÁRIOS
 
PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Homem atacado por cão na Praia de Faro

Homem atacado por cão na Praia de Faro

ver mais
 
 
  
PUB
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
II Liga:Farense perde com o Académico de Viseu

II Liga:Farense perde com o Académico de Viseu

ver mais
 
Concerto inédito em Querença

Concerto inédito em Querença

ver mais
 
Bloco de Esquerda pede Declaração de Estado de Emergência Climática no Município de Faro

Bloco de Esquerda pede Declaração de Estado de Emergência Climática no Município de Faro

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio