Família

Conheça os benefícios dos campos de férias para os seus filhos

 
Vão longe os tempos em que as férias grandes eram passadas com os avós. Os mais velhos trabalham até mais tarde e querem aproveitar os seus anos de vida com mais sossego e qualidade.

Os netos fazem bem de vez em quando, mas podem ser muito cansativos por longos períodos, por isso, são muitos os avós que se inscrevem em atividades também para se libertarem dos netos nesta altura do ano.
 
Ao mesmo tempo, aquilo que parecia um tormento, acaba por ser muito positivo, as colónias ou campos de férias fazem muito bem às crianças que convivem umas com as outras, que participam em diversas atividades e que se divertem. Têm um custo variável com a oferta, mas de um modo geral, e desde que estejam certificados com as devidas licenças, são uma boa solução para os mais novos enquanto que os pais trabalham.
 
Para que os pais se sintam mais seguros com esta opção, listamos os principais benefícios dos campos de férias para as crianças e jovens.
 
Assim, é fundamental mostrar à criança que se trata de um prémio após um ano de aulas e não um castigo. Esta será a melhor forma de a criança compreender que se vai divertir e estar em contacto com uma nova realidade.
 
As atividades ajudam a criança a superar qualquer problema de timidez, a melhorar a sua comunicação e a sua maneira de se socializar com outras crianças, tanto da sua idade como de outras.
 
Os campos de férias ajudam a conquistar autonomia, tolerância e capacidade de partilha. Nos campos de férias a criança tem de aprender a desembaraçar-se e a resolver problemas que, em casa seriam solucionados pelos pais ou avós.
 
Vão aprender a trabalhar em equipa, pois desenvolvem muitas atividades nas quais necessitam da ajuda de outros para alcançar o objetivo.
 
Vão estar ao ar livre, vão contactar com crianças diferentes e, muitas vezes de outras culturas e que falam outros idiomas, o que facilita a troca de saberes e a vivência de novas experiências.
 
Como os campos de férias têm um plano de atividades semanal, a criança acaba por participar em diversas atividades, por se colocar à prova e por se superar. Por norma são atividades muito diferentes daquelas em que participa ao longo do ano letivo, o que a motiva, desperta e enriquece.
 
Aos poucos os campos de férias vão ganhando expressão e, dados os benefícios centrais, são uma excelente opção para uns dias de férias agradáveis entre pares e com outras realidades.
 
É importante uma escolha adequada ao interesses dos pais e da criança e que o filho se envolva no processo desde o início. Explique à criança para onde vai e mostre-lhe o mais possível de atividades para que se sinta motivada, pelo menos na primeira vez. Em pouco tempo e, com a diversão natural deste tipo de organizações, o seu filho vai esquecer-se dos medos e concentrar-se nas atividades.
 
Escolha a melhor opção sabendo sempre ao que vai e o que está a pagar. A forma de tratamento das crianças também pode fazer a diferença entre um campo e outro, por isso, recolha o máximo de informação, troque impressões com outros pais e proporcione uma nova experiência aos seus filhos no público ou no privado.
 
Fátima Fernandes