Sociedade

Conheça os Chefs de "renome" que participam na Rota do Petisco

A Rota do Petisco junta mais de 300 restaurantes locais.

PUB
 
Poder provar o "Muffin de maçã e farinheira" do Chef Valter Correia (Pestana Pousada de Sagres), a "Barriga com Sabores da Terra e do Mar", do Chef José Moura (Hotel Tivoli Lagos), ou a "Queijada (A) Típica", da Chef Megan Melling, por apenas 2€ e 3€ (sempre com bebida incluída).
 
Estas e muitas outras iguarias estarão disponíveis à prova apenas durante a Rota Do Petisco, o evento gastronómico que decorre entre os dias 24 de abril e 26 de maio.
 
A iniciativa tem opções para todos os gostos e preferências, sendo possível optar pelos restaurantes mais tradicionais, ou até mesmo por restaurantes "fine dining" que não ficarão de fora desta rota e que, durante quatro semanas, apresentam petiscos preparados por diversos chefs de renome da região.
 
Vale a pena espreitar a "ementa" para quem prefere aproveitar a oportunidade e conhecer petiscos algarvios pela mão da alta gastronomia:
 
Pestana Pousada de Sagres
 
Muffin de maçã e farinheira
 
By Chef Valter Correia
 
 
Hotel Tivoli Lagos
 
Barriga com Sabores da Terra e do Mar
 
By Chef José Moura
 
 
Mar d'Estórias
 
Queijada (A) Típica
 
By Chef Megan Melling
 
 
Repolho Gastrobar
 
Croquetes de alheira e bacalhau
 
By Chef Gabriel Ramos
 
 
SeaDeck
 
Filete de cavala com molho de escabeche
 
By Chef Fábio Reis
 
 
Vitor's Plaza | Restaurante The Theree Brothers
 
Trilogia Algarvia
 
By Chef João Simões
 
 
Restaurante Vinhos & Companhia
 
Alfacinha de Bacalhau
 
By Chef Jorge Nobre
 
 
Aguahotels Vale da Lapa
 
Vale de Sabores Algarvios
 
By Chef Jorge Farto
 
 
Restaurante Vista Rio – Aguahotels Riverside
 
Cataplana de Polvo
 
By Chef Nuno Martins
 
 
NAU São Rafael Atlântico – Restaurante Mediterranean
 
Açorda de marisco
 
By Chef Vítor Monteiro
 
 
Restaurante Olympique
 
Ceviche Mare Nostrum
 
By Chef Rafael Neves
 
 
WAX Restobar
 
Filete de cavala corado à WAX Restobar
 
By Chef Marco Sousa
 
 
Polvo & Companhia
 
Atum braseado
 
By Chef Hagmilt Almeida
 
A Rota do Petisco é um projeto com origem na cidade de Portimão que consiste num roteiro gastronómico, envolvendo diversos estabelecimentos de restauração organizados por zonas geográficas distintas. 
 
A decorrer desde 2011, a Rota do Petisco tem crescido de ano para ano. Com uma adesão de 31 estabelecimentos de Portimão na primeira edição, a Rota registou em 2018 a maior abrangência de sempre, com 277 restaurantes aderentes, distribuídos por 13 concelhos: Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Silves, Monchique, Lagoa, Albufeira, Faro, Olhão, São Brás de Alportel, Tavira e Castro Marim. Dinamizado pela Associação Teia D'Impulsos, com o apoio de várias entidades locais públicas e privadas, a Rota do Petisco visa a promoção da restauração e do comércio local, a divulgação da gastronomia tradicional do Algarve, bem como a revitalização das localidades aderentes através de animação social e cultural e o enriquecimento da oferta turística da região fora da época alta.