Curiosidades

Consegue imaginar-se com mais 10 anos de idade?

 
Este exercício é muito importante, sobretudo para nos distanciarmos do presente e conseguirmos alcançar outros domínios da nossa mente.

Ao nos visualizarmos no futuro, estamos a afastar-nos daquilo que nos incomoda no presente e, ao mesmo tempo, a encontrar alternativas para esses problemas, uma vez que parecem não nos pertencer pela distância temporal.
 
Faz parte do ser humano querer saber o futuro. Não é por acaso que temos uma vasta tradição de recursos holísticos que são a fonte de “inspiração” de muitas pessoas antes de iniciarem algo novo, mas aqui o desafio que lhe proponho, é que se imagine com mais uma década de vida, não os outros, como costuma acontecer quando se recorre a esse tipo de “orientação”. É comum que vamos a videntes para tentarmos saber se a outra pessoa vai estar connosco. O desafio que lhe proponho é imaginar-se daqui a dez anos e se quer estar com essa pessoa ou numa qualquer área de vida, sendo você o protagonista do filme.
 
Imagine-se no seu relacionamento amoroso daqui a dez anos e perceba até que ponto o mesmo lhe faz sentido.
 
Imagine-se mãe ou pai daqui a dez anos. Procure visualizar a sua imagem física com mais dez anos e procure encontrar formas de se melhorar a partir de hoje para aumentar a qualidade desse envelhecimento.
 
Imagine a sua casa, um local que gostaria de visitar e que poderá fazê-lo nesse período temporal. Dedique algum tempo a imaginar a sua profissão daqui a dez anos ou se valeria a pena começar a aprofundar conhecimentos para outra atividade.
 
Fazer planos de futuro faz-nos tão bem quanto apreciar o tempo presente, isto porque nos distanciamos daquilo que nos inquieta e preocupa neste momento e, conseguimos ver a nossa vida e a nossa realidade de fora. É como se estivéssemos a dar conselhos a outra pessoa sobre o melhor caminho que deverá seguir na sua vida para ser feliz nos próximos dez anos. Experimente este simples, mas importante exercício e comprove que vale a pena dedicar mais algum tempo a si mesmo.
 
Ao delinear aquilo que será daqui a dez anos, estará a preparar-se mentalmente para ser essa pessoa mais evoluída e descontraída que encontrou por instantes. Estará a ser melhor pai ou mãe porque se está a ver de fora. Saberá se o seu relacionamento lhe faz sentido e se está a planear manter a sua relação no tempo. Acredite que é muito importante viver de forma mais esclarecida e realista para depois poder colorir a vida com os tons que bem entender.
 
Deixe que a sua mente se imagine nesse tempo, pois quando voltar atrás, certamente que estará muito mais enriquecida e com mais vontade e determinação para agarrar a vida. O seu tempo presente terá um sentido completamente rejuvenescido, comprove!
 
Fátima Fernandes