O protocolo assinado na passada terça-feira, 28 de setembro, entre a Câmara Municipal de Albufeira e a Associação do Conservatório de Albufeira tem como objetivo apoiar a instituição sem fins lucrativos, através de uma comparticipação financeira de 30 mil euros.
Em funcionamento desde 1996, o Conservatório de Albufeira, tem atualmente 357 alunos, e leciona aulas de música e de dança, e possui paralelismo pedagógico para os Cursos Básicos, concedido pelo Ministério da Educação, com o qual tem assinado contrato de patrocínio.
Para o presidente da Câmara Municipal, “o trabalho realizado por esta associação na formação cultural, sobretudo dos mais jovens, merece o nosso apoio e reconhecimento. Carlos Silva e Sousa manifestou intenção de reforçar a política de apoio à Juventude, “uma área que representa uma forte prioridade no nosso projeto”.
O Conservatório colabora, ainda, com a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, o Centro Paroquial de Paderne, a Escola Alemã e diversos empreendimentos turísticos através da realização de espetáculos, grupos corais de idosos e ensino às crianças.
Refira-se que o Coro Juvenil já gravou um CD (2000), viajou a França (2002) e Alemanha (2004) para apresentar o seu trabalho, e colaborou com a Orquestra do Algarve e a Orquestra da Escola Profissional de Música de Espinho.
Passaram pelo Conservatório de Albufeira, nomes sonantes do meio artístico nacional, como Filipa Sousa, João Frade (campeão mundial de acordeão), Raquel Peters, ou José Dias (vice-campeão mundial de acordeão em 2012).