Economia

Consignada primeira fase do passadiço que liga Altura a Monte Gordo

Foto|direitos reservados
Foto|direitos reservados  
A Câmara Municipal de Castro Marim, consignou hoje a obra de implantação de uma estrutura de salvaguarda do cordão dunar da Praia de Altura.

 
Em comunicado, a autarquia clarifica que o objetivo passa pela elevação de um passadiço entre a Praia da Verdelago (Altura) e a Praia da Lota (Manta Rota), com passagem por ponte na ribeira do Álamo. Será um passadiço com cerca de 1500 metros, com uma largura de 3 metros, por entre o sistema dunar, abraçando os apoios de praia a enquadrar na frente-mar e com zonas de descanso e iluminação. Numa segunda fase, este mesmo passadiço fará a ligação com a Praia de Monte Gordo.
 
A elevação desta infraestrutura promove a redução da erosão costeira, uma vez que garante o não pisoteio, bloqueia a ação do homem sobre as zonas de proteção, fomenta a estabilização de areias para a formação de dunas e possibilita a instalação de vegetação natural, restabelecendo assim a dinâmica do habitat dunar.
 
Esta intervenção envolve também a reconstrução de quatro acessos à praia, já existentes, e a construção de um novo, estimando-se o total do investimento em 936.091,30 euros. Há também uma articulação necessária com os novos apoios de praia, que são da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), avança ainda a autarquia.
 
Um projeto enquadrado no âmbito do PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), Portugal 2020, cofinanciado a 75% pelo fundo de coesão. A contrapartida nacional e a despesa não elegível são comparticipadas no âmbito do empréstimo BEI, igualmente cofinanciado por fundos comunitários.