Foi esta quarta-feira aprovado o protocolo de colaboração entre a Administração Regional de Saúde do Algarve e o Município de Lagos que vai permitir criar, no Centro de Saúde, a Consulta de Saúde Oral e Medicina Dentária.
O despacho atribui um subsídio, no valor de 19.680,00€, à Administração Regional de Saúde do Algarve, I.P. para o apetrechamento da sala, numa nova resposta destinada aos utentes do Serviço Nacional de Saúde inscritos no Centro de Saúde de Lagos.
Na mesma reunião foi aprovada, também por unanimidade, a minuta do protocolo de colaboração, a celebrar com a referida entidade, que tem como objetivo congregar esforços e reunir as condições necessárias à criação de outros serviços de cuidados de saúde primários, nas áreas da prevenção, vigilância, tratamento e intervenção imediata, designadamente atividades de fisioterapia e uma nova Unidade de Saúde Familiar.
O referido protocolo prevê assim, para além da criação da sala de Saúde Oral e Medicina Dentária, a instalação de um pavilhão pré-fabricado, destinado a atividades de fisioterapia, assim como a realização de pequenas obras de adaptação necessárias para a sala de Saúde Infantil a afetar à Unidade de Saúde Familiar "Amendoeira", cujo custo será suportado pelo Município, em 100%, respetivamente, até ao montante de 90 mil euros e de 30 mil euros.
A ARS irá suportar a contratação de médicos da especialidade e funcionários necessários aos serviços, assim como todas as despesas de funcionamento.