Sociedade

Contas da autarquia de Faro permitem recuperação de espaços verdes

A Câmara de Faro assinou com duas empresas especializadas, três contratos de manutenção e conservação dos espaços públicos ajardinados na Cidade de Faro que irão recuperar e manter as áreas verdes de todo o espaço urbano e periurbano nos próximos meses.

PUB
 
No total, o Município investe 67.699,00€ na recuperação das zonas verdes da cidade.
 
De fora do âmbito desta contratualização ficam apenas a Baixa e o Centro Histórico que serão assegurados pelos serviços da autarquia (10 trabalhadores) e os espaços verdes dos estabelecimentos escolares do concelho, adjudicados a outra empresa.
 
As prestações agora contratualizadas terão a duração de 90 dias e antecedem uma solução de carácter mais definitivo, cujo procedimento concursal está já em marcha. 
 
A autarquia pensa ter encontrado a melhor solução para resolver as dificuldades no tratamento dos verdes da cidade desde que, em Agosto de 2013, o Tribunal de Contas decidiu que esta prestação estava fora do âmbito de atuação da FAGAR. 
 
Recorde-se que nessa altura foi a edilidade que teve que voltar a assegurar estes serviços, sem meios técnicos nem recursos humanos para tal, e numa fase crítica do seu plano de reequilíbrio financeiro.
 
Abatida mais de 40% da dívida total e após a revisão ao orçamento de 2016, o Município pode alocar verba para "atacar" a questão dos espaços verdes da Cidade de Faro.