Sociedade

Convenção Nacional do Património Histórico-Cultural será em Tavira

Nos dias 17 e 18 de novembro, realiza-se, no Clube de Tavira, a III Convenção Nacional do Património Histórico-Cultural subordinada ao tema turismo cultural e enoturismo.

PUB
 
A sessão de abertura está agendada para dia 17, pelas 14h30, seguindo-se a cerimónia de entrega da Medalha de Ouro da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico a Martinho da Silva e do Prémio Nacional de Arquitetura em Centros Históricos a João Campos.
 
Martinho da Silva, advogado, foi fundador e dirigente da Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico-Cultural de Santarém, bem como estudioso do património cultural, material e imaterial, frisa a autarquia de Tavira em nota de imprensa.
 
João Campos, arquiteto, é autor de uma vasta obra arquitetónica e historiográfica, amplamente premiada, da qual destaca-se o trabalho desenvolvido em prol da salvaguarda do património construído português, dentro e fora do território nacional. 
 
A anteceder este momento realiza-se, no dia 17, no período da manhã, reuniões dos corpos sociais da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico, abertas a todos os associados, onde estará em discussão, entre outros assuntos, o Plano de Atividades para 2018.
 
O encontro integra, ainda, duas mesas redondas compostas por especialistas nas áreas do turismo cultural, do enoturismo e da Dieta Mediterrânica.
 
A sessão encerra com a palestra “Os Mazaganistas”, a qual versa a presença portuguesa no Norte de África.
 
A ação contempla, também, no dia 18, entre as 10h30 e as 12h30, uma visita guiada ao centro histórico da cidade e ao Museu Municipal. 
 
A Convenção Nacional do Património Histórico-Cultural é uma organização do Município de Tavira e da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico, a qual conta com o apoio da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.