Sociedade

Cooperativa Contextos lança projeto para aumentar empregabilidade dos jovens NEET

Foto| (Andrei Serotini)
Foto| (Andrei Serotini)  
Segundo informou a Cooperativa Contextos que tem sede em Faro, o projeto INKEY (Innovative Tools to promote KEY Competencies for Lifelong Learning), está ligado a um consórcio que envolve as organizações Contextos (Portugal), FEMXA (Espanha), Lascò (Itália), CSI (Chipre) e KEAN (Grécia), sendo financiado pelo programa Erasmus+ Ação-Chave 2, parcerias de cooperação no domínio da juventude.

O objetivo do “INKEY”, passa por aumentar a empregabilidade dos jovens NEET (cidadãos com idade compreendida entre os 15 e os 29 anos, que não estudam, não trabalham, nem frequentam formação profissional), além de aumentar a qualidade e efetividade das ações das organizações e dos profissionais que trabalham com os jovens.
 
O primeiro resultado deste trabalho já está disponível online e pode ser consultado aqui. Trata-se de um relatório, conduzido pela Cooperativa Contextos, que identifica e analisa o status atual e as boas práticas na educação formal e não formal destes jovens. 
 
Neste estágio, foram realizadas entrevistas, grupos focais com professores e formadores e, por fim, será publicado um estudo comparativo.
 
A próxima fase do projeto resultará em programas de aprendizagem, baseados em princípios de educação não-formal e dinâmicas de gamification, para proporcionar mais oportunidades aos jovens NEET.