José Apolinário, Secretário de Estado das Pescas e coordenador regional do combate à Covid-19 no Algarve, visitou hoje algumas praias do concelho de Lagos, para se certificar do cumprimento das medidas sanitárias e de segurança que estão a ser levadas a cabo.
Conforme adianta nota da Câmara de Lagos, nesta visita, que teve início da praia do Porto de Mós, o Secretário de Estado foi acompanhado pelo Comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Vítor Vaz Pinto, Tenente-Coronel Oficial de ligação das forças armadas ao Secretário de Estado, Coordenador da NUT II Algarve no combate à COVID-19, José Bartolomeu, Coordenador Municipal da Proteção Civil de Lagos, Capitão do Porto de Lagos, Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Hugo Pereira, e membros do Executivo Municipal, onde foi possível confirmarem o cumprimento das novas regras determinadas pelo Governo para esta época balnear.
Segundo o mesmo documento, distanciamento físico de 1,5 metros entre grupos e afastamento de três metros entre chapéus-de-sol ou toldos "são algumas das regras bem definidas e que têm de ser totalmente cumpridas". A criação de nova sinalética para avisar do nível de lotação da praia, e ainda uma aplicação de telemóvel que ajuda os veraneantes a encontrar dados de ocupação sobre uma praia, são algumas das medidas implementadas pelo Governo para utilização das praias, desde o passado dia 6 de junho.
Para José Apolinário, se todos forem cuidadosos e cumprirem as regras de segurança e distanciamento, «será possível usufruírem da melhor forma de tudo o que o verão e o Algarve têm para oferecer, conhecendo a partir de agora, uma nova realidade».
No início do mês de maio, o Secretário de Estado das Pescas, enquanto coordenador de resposta à Covid-19 na região, tinha já efetuado uma visita à cidade, para avaliar as instalações ZAP (zonas de apoio à população), criadas pela autarquia e situadas no Pavilhão Municipal.
Redação