Sociedade

Corpo de imigrante ilegal encontrado na costa algarvia

Segundo as autoridades marítimas, foi encontrado o corpo de um homem de 36 anos a boiar na costa algarvia.

PUB
 
Trata-se de um imigrante ilegal que estaria a tentar entrar na Europa por via marítima.
 
O homem, oriundo da Costa de Marfim, terá procurado no mar uma oportunidade de fuga do seu país, mas a viagem perigosa e arriscada não o terá permitido.
 
O corpo foi encontrado a boiar a mais de 70 quilómetros da costa algarvia.
 
Segundo uma primeira avaliação das autoridades competentes, o corpo terá estado no mar vários dias e encontrava-se em avançado estado de decomposição.
 
A falta de ajuda e as condições em que planeou a fuga do seu país terão estado na causa da sua morte, ainda assim, o corpo está a ser autopsiado para se perceber mais detalhes.
 
As autoridades suspeitam que se trata de um imigrante ilegal, que terá tentado chegar à Europa, através da costa portuguesa. A Polícia Judiciária de Portimão está a investigar se a vítima sofreu ferimentos antes de cair à água, em alto-mar, não estando descartada a hipótese de se tratar de um crime. 
 
O cadáver foi encontrado por um navio mercante, a 40 milhas a sul de Albufeira cuja tripulação avistou o corpo a boiar e alertou as autoridades.
 
A Autoridade Marítima do Sul enviou para o local a lancha salva-vidas de Ferragudo, para recolher o cadáver, que chegou ao início da madrugada da passada quarta-feira a Portimão, com o apoio da Polícia Marítima. 
 
A viagem para recolher o corpo demorou cerca de quatro horas. 
 
De acordo com o comandante Santos Pereira, da capitania do Porto de Portimão, o corpo apresentava-se em elevado estado de decomposição, possuía documentos e o homem vestia colete salva-vidas.
 
O caso continua a ser investigado pelas autoridades para apurar mais detalhes deste incidente que vitimou alguém à procura de uma solução de vida e que não chegou ao destino.
 
Algarve Primeiro