"Alma Algarvia" é uma nova interpretação do tradicional corridinho algarvio, mantendo a alma do Algarve, mas agora com uma abordagem contemporânea.
A guitarra eléctrica de Vítor Bacalhau dá ao corridinho algarvio uma energia inovadora, complementada pela guitarra portuguesa de Ricardo J. Martins, no projeto TerraSul.
Para Ricardo J. Martins e Vítor Bacalhau, o Fado e a música tradicional portuguesa, tal como o Rock, o Blues e o Country, apesar de supostamente muito distintos, são estilos com muito em comum. A procura dessas similaridades e linhas de contacto é o que move este projeto.
Ricardo J. Martins, desde sempre influenciado por vários géneros musicais encontrou na Guitarra Portuguesa a forma de exprimir os seus sentimentos sonoros. Em 2018 o seu tema “Corre Corre Corridinho” venceu a categoria de “Melhor Música Instrumental” pelo IPMA (International Portuguese Music Awards). Até agora gravou três álbuns: (2014) Ricardo J. Martins, (2017) Cantos e Lamentos e (2021) Escapismo.
Vítor Bacalhau é um dos nomes mais sonantes no Rock & Blues em Portugal. Começou a sua carreira na música com apenas 15 anos de idade e em 2010 mudou-se para Londres, onde após muitas experiências se foi definindo enquanto músico e artista.
Começou então a traçar o caminho que já o levou a palcos, tanto dentro como fora do país (Espanha, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Noruega). Conta já com quatro discos editados, aclamados pela crítica especializada e pelos seus pares.