Sociedade

Cortelha junta "Manjares Serranos" ao "Festival de Folclore"

Dias 2 e 3 de Agosto são dias de festa na tradicional aldeia da Cortelha, localizada no interior do concelho de Loulé. Depois do sucesso de anos anteriores, estão de regresso os Manjares Serranos, que revelam o melhor da cozinha serrana, acompanhados pelo Festival de Folclore da Serra do Caldeirão.

PUB
 
O folclore, expoente máximo das tradições nacionais, terá no dia 2 de Agosto, papel de destaque, num fim-de-semana que se espera de muita animação e que tem o cartaz do Festival já fechado.
 
De Palmela vem o Rancho Folclórico "Os Fazendeiros” das Lagameças, representando o rico e vasto espólio Etno-Folclórico do concelho de Palmela. 
 
O Ribatejo estará representado pelo Rancho Folclórico da Ribeira de Santarém. 
 
Presente estará também o Rancho Folclórico da Casa do Minho, fundado por um grupo de minhotos residentes em Lisboa, que tem como objetivo recolher, preservar e divulgar a cultura tradicional minhota. Fundado em 16 de Maio de 1980, tem representado o Minho em vários países, descendo pelo segundo ano até à Cortelha. 
 
Para dar um brilho diferente, o festival de folclore conta com a presença de 2 grupos além-fronteiras. Da Gran Canária chega o grupo designado por “Agrupacion Folklorica Abenechara” que irá demonstrar os trajes tradicionais daquela ilha, assim como as suas sonoridades. O Grupo “Folk Ensemble ERA” chega da Servia, com as suas melodias e danças alegres.
 
Quem tem presença assegurada neste Festival é o grupo anfitrião, o Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão. 
 
No dia 2, para além do festival de folclore, o Acordeonista Gonçalo Tardão irá abrilhantar a festa com o tradicional baile serrano. 
 
Domingo será dia de música tradicional com o Grupo Musical “Rastemenga” e o baile serrano com Leonel Alexandre.
 
Este duplo evento, dá também a provar aos inúmeros forasteiros a tradicional orelha de porco, o chouriço e presunto caseiro, o galo guisado, borrego ou javali e as famosas papas de milho, acompanhados de vasta doçaria regional algarvia e da aguardente de medronho. 
 
Durante todo o evento estará exposto o chamado mercadinho serrano, onde os visitantes poderão apreciar algum do artesanato da Serra do Caldeirão.
 
Os Manjares Serranos e o Festival de Folclore da Serra do Caldeirão, têm entrada livre e são uma organização da Associação dos Amigos da Cortelha, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Salir, da Região de Turismo do Algarve, do INATEL, da Algar e da Escola Integrada de Salir.