Sociedade

Cortiça inspira presépio na Serra do Caldeirão

O Presépio da Cortelha, no concelho de Loulé, vai estar patente ao público no largo da associação, até 6 de janeiro.

PUB
 
Quem visitar a Serra do Caldeirão por estes dias poderá apreciar uma verdadeira obra de arte, com o presépio em cortiça da Cortelha. Depois de largas semanas a apanhar musgo, a procurar os melhores canudos de cortiça, a carregar as pedras da ribeira para a construção do cenário do nascimento de Jesus, a população da Cortelha apresenta o trabalho desenvolvido aos visitantes. 
 
Segundo explica nota da associação, o presépio desta aldeia da freguesia de Salir, «pretende espelhar o contexto global do significado do Natal, desde o caminho a percorrer pelos Reis Magos, até à cabana onde tradicionalmente se atribuí o nascimento de Jesus, passando pelo enquadramento do mesmo no meio rural, sendo possível apreciar várias figuras em tamanho real, nomeadamente os reis magos nos seus camelos, assim como um burro e uma vaca».
 
Refira-se que a tradição de montar o presépio em cortiça na Cortelha teve início em 2004, quando a aldeia se candidatou ao Concurso de Presépios das Aldeias do Algarve, uma iniciativa da CCDR  Algarve, tendo obtido o primeiro lugar. A partir daí, todos os anos pela altura do Natal, os habitantes juntam-se e começam a preparar os materiais e a tentar encaixá-los no cenário idealizado para a montagem do presépio.