Sociedade

Covid-19: Algarve com 4 surtos ativos em lares de idosos

 
As autoridades de saúde contabilizam 53 surtos ativos de infeção pelo SARS-CoV-2 em lares de idosos, com um surto em Proença-a-Nova a suscitar maior atenção por parte da União das Misericórdias Portuguesas.

De acordo com números disponibilizados à agência Lusa pela Direção-Geral da Saúde, os 53 surtos ativos, em números atualizados na segunda-feira, envolviam 829 casos de infeção diagnosticados.
 
Por administração regional de saúde, era em Lisboa e Vale do Tejo que se contavam mais surtos (25) e pessoas infetadas (270). No Norte havia 10 surtos e 247 pessoas infetadas, no Alentejo oito surtos e 68 infeções, no Centro seis surtos e 138 infetados e no Algarve quatro surtos e 106 pessoas infetadas.
 
Relativamente ao Algarve, fonte da Administração Regional de Saúde (ARS), avançou ao Algarve Primeiro, que dos 4 surtos ativos (o primeiro iniciado a 12 de junho, estavam registados até às 24h de ontem, 4 de agosto, 10 casos ativos de residentes em Estruturas Residenciais para Idosos -  ERPI's, atendendo a que os restantes já estavam curados. A maioria dos casos foram assintomáticos e com sintomatologia leve, com pelo menos 9 internados ao longo deste tempo (desde o início destes surtos), confirmou a mesma fonte.
 
Algarve Primeiro/Lusa