Sociedade

Covid-19: Portimão direciona programa de sensibilização para o setor da construção

 
 
No âmbito do plano municipal de combate à Covid 19, decorrem ao longo desta semana três sessões dirigidas a donos de obra, coordenadores de segurança e subempreiteiros a operar na área do concelho de Portimão, numa parceria com a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), contando ainda com a Unidade de Saúde Pública e a Segurança Social com o intuito de mitigar o risco de contágio nos estaleiros de obras do concelho.

 
Em comunicado, o Município de Portimão informa que, as sessões para o setor da construção realizam-se no auditório do Portimão Arena e dão seguimento a um programa de sensibilização, desenvolvido desde fevereiro passado, “que já alcançou diferentes setores da comunidade local”, num total de 89 ações e 1.264 pessoas.
 
Refere a mesma publicação que, foram abrangidos setores como os estabelecimentos de ensino público e privado. A autarquia acrescenta ainda que, durante a semana de 3 a 8 de agosto, vão decorrer ações de sensibilização destinadas à massa associativa, do desporto e da cultura ao apoio social.
 
Este programa, promovido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil em parceria com a Autoridade para as Condições de Trabalho, envolve ainda a Unidade de Saúde Pública e a Segurança Social de Portimão.
 
No mesmo comunicado, o Município informa ainda que, o Serviço Municipal de Proteção Civil também está a promover ações especiais de sensibilização junto dos jovens que participam nas Férias de Verão 2020, direcionadas para o novo coronavírus e os perigos do dia a dia, recorrendo para o efeito a jogos didáticos.
 
De acordo com a mesma fonte, merece destaque a parceria estabelecida com o Teatro Boa Esperança, para desenvolvimento de um programa durante o período de desconfinamento e regresso das crianças, com idades compreendidas entre os 2 e os 6 anos, às creches da rede particular e solidária e aos jardins de Infância da rede pública do concelho.
 
O projeto, denominado “Ernesto regressa à escolinha sem medo do Covid” sensibilizou as crianças para as boas práticas face à atual pandemia, através de ações lúdico-pedagógicas específicas, tendo contado com a adesão de 22 estabelecimentos, nos quais se realizaram sessões entre 28 de maio e 8 de junho.
 
Ainda neste âmbito, foi desenvolvido um curso de curta duração na modalidade e-learning sobre a correta utilização de EPI (equipamentos de proteção individual) e regras elementares de prevenção no âmbito da Covid 19, em parceria com o Grupo HPA – Hospital Particular do Algarve.
 
A pedido da Segurança Social, a formação abrangeu mais de 550 profissionais de toda a região do Algarve, desde as áreas da saúde e dos estabelecimentos residenciais para idosos, até aos agentes de proteção civil e outros trabalhadores que exercem funções para as quais deverão estar devidamente protegidos, concluiu.