Economia

Covid-19: PR dá “positiva muito elevada” ao esforço para retomar turismo no Algarve

Presidente da República na visita ao Zoo de Lagos (Foto CMLagos)
Presidente da República na visita ao Zoo de Lagos (Foto CMLagos)  
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mostrou-se hoje agradado com a recuperação do turismo no Algarve e dá “positiva muito elevada” a empresários, trabalhadores e autarcas que contribuíram para essa melhoria.

 
Questionado pelos jornalistas à margem de uma visita ao Zoo de Lagos, Marcelo Rebelo de Sousa recusou “dar uma nota” a si próprio pelo seu empenho na visibilidade do turismo algarvio, preferindo pontuar o trabalho de outros agentes no seto5.
 
“Quem teria uma positiva muito elevada seria quem no Algarve tem feito de tudo para mudar [o turismo] de 0%, para 50% e em alguns casos 60%”, afirmou o chefe de Estado, adiantando que é necessário que essa nota “seja dada pelos portugueses e estrangeiros” que fazem crescer o turismo no Algarve.
 
O Presidente da República destacou “os empresários, hoteleiros, trabalhadores, os autarcas e a sociedades civil” que conseguiram ir “arrancando os motores” e recuperar os valores do turismo que “eram zero” no final de junho, quando iniciou as vistas semanais à região.
 
“E zero era mesmo zero”, frisou.
 
Na terça-feira, antes de um jantar com autarcas algarvios, o chefe de Estado tinha destacado que, comparado com o que viu “há quatro ou cinco semanas”, a região está no bom caminho. “Lento, mas estamos bom caminho”, declarou.
 
“Agora estamos entre os 40, 50%. É uma subida muito rápida, mas temos de admitir que é ainda pouca coisa comparado com o panorama em anos anteriores, mas é um esforço muito grande que está a ser feito”, afirmou, destacando o esforço dos autarcas algarvios, que “não pararam”, tendo já apresentado “o seu caderno reivindicativo ao Governo”.
 
Ainda na terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que vai “continuar a acompanhar a situação” na região e que “vai haver mais vindas em agosto, setembro e outubro”.
 
“Todos sabem que o Presidente da República dedica ao Algarve mais atenção que às outras regiões do país, porque o turismo tem uma importância fundamental na economia região, em percentagem, em empregos e criação de riqueza e contributo para o país”, declarou.
 
O chefe de Estado defendeu que são necessárias “verbas específicas para a diversificação” do setor económico algarvio, que podem ir desde a “investigação à universidade, ao digital, ao mar, à agricultura, à ligação da indústria à agricultura e à criação de novos serviços”.
 
“Todos temos a noção de que tudo isso é muito importante, mas precisa de uma coluna vertebral que não vacile, que é o turismo e é essencial que recupere”, realçou.
 
Desde o final de junho, o Presidente da República já visitou os concelhos de Albufeira, Vila Real de Santo António, Tavira, Loulé, Lagoa e Lagos, tendo anunciado que “no fim de semana será a vez de Silves”.