Sociedade

Covid-19:A importância do apoio psicológico na fase de confinamento

 
É indiscutível que as mudanças provocam ansiedade e que nos podem desequilibrar do ponto de vista psicológico.

 
Neste sentido, torna-se cada vez mais um imperativo o recurso ao apoio psicológico que já é disponibilizado pela linha SNS 24, bem como pelas linhas fornecidas à população por algumas autarquias do país. São também muitas as clínicas que disponibilizam esse tipo de apoio online mesmo para continuarem a apoiar os seus clientes, sobretudo nesta fase de maior exigência. A opção de poder receber este tipo de apoio à distância facilita o processo numa altura em que o distanciamento físico é fundamental para conter a propagação da pandemia.
 
O recurso a este tipo de contacto tem em vista melhorar a forma como se está a encarar esta fase de pandemia, bem como a alteração nas rotinas das pessoas que, de um momento para o outro, passaram a ter de estar mais tempo em casa e de aprender a gerir a sua vida a partir do lar, seja em termos profissionais, a relação mais prolongada com toda a família, sem esquecer os casos de doença e perdas de familiares.
 
É nesse sentido que, este apoio, mesmo que à distância, constitui um importante alicerça para todos quantos estão a enfrentar maiores dificuldades em gerir a sua vida nesta fase.
 
Este serviço traduz-se em sessões com duração de 45 minutos, visa dotar as pessoas de recursos internos para gerirem o stress associado ao isolamento social a que se veem obrigadas, e à ameaça de perigo com que vivem diariamente.
 
Para além do treino de estratégias de regulação emocional, o/a psicólogo/a ajuda o/a cliente a encontrar soluções e respostas alternativas aos desafios que enfrenta.
 
Uma das principais preocupações prende-se com a necessidade de reforçar o apoio e suporte familiar a quem tem familiares e amigos doentes ou eventuais perdas.
 
Algumas dimensões que são também frequentemente trabalhadas neste tipo de consulta passam por:
 
- Dicas para manter o corpo no registo de trabalho (importância das rotinas);
 
- Como diferenciar o espaço casa do espaço trabalho;
 
- Identificação de sinais de stress ligados ao confinamento;
 
- Como regular níveis de stress;
 
- Como responder às dúvidas e perguntas das crianças;
 
- Ajudar as crianças a lidar com uma ameaça que não se vê;
 
- Gerir o espaço casa e eventuais conflitos familiares que surgem devido ao confinamento;
 
- Gestão e imposição de limites dentro do espaço casa.
 
Importa realçar que, como em qualquer outra consulta de psicologia, é assegurada a privacidade e confidencialidade de todo o conteúdo das sessões.
 
Fátima Fernandes (Educadora Social)