Sociedade

Covid-19:AMAL revela eventos que vão ser cancelados até setembro

 
Os festivais de música de verão e outros eventos agendados até 30 de setembro não se vão realizar no Algarve, em que os 16 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) tomaram, no dia 11 de maio, uma posição conjunta nesse sentido.

 
Indo ao encontro do que já tinha sido definido em Conselho de Ministros no passado dia 7 de maio, a AMAL decidiu, na reunião do Conselho, que todos os festivais de música e outros eventos que possam significar aglomerações de pessoas vão ser adiados para 2021.
 
Em comunicado a AMAL considera que os autarcas algarvios continuam a assumir como prioridades "prevenir a doença, conter a pandemia e salvar vidas", neste momento de incerteza no quadro da pandemia da COVID 19.
 
Assim, Festivais como o do Marisco, da Sardinha, o MED, a Fatacil, os Dias Medievais (Castro Marim), Feira Medieval (Silves),  a Feira da Serra ou a da Dieta Mediterrânica, a Feira da Caça e Pesca, o Festival do Presunto, entre outros, só se realizarão no próximo ano.
 
Os Municípios do Algarve decidiram ainda pela não realização de outros eventos de menor dimensão mas que impliquem grandes concentrações de pessoas. 
 
Os autarcas temem que a não realização de eventos de maior dimensão possam aumentar a procura dos outros eventos, o que poderá implicar terem uma afluência fora do habitual. No entanto, essa decisão pode não ser aplicada à totalidade dos eventos, e será tomada, caso a caso, e por cada um dos municípios, considerando a avaliação das condições da sua realização face à evolução da pandemia e às condições físicas dos mesmos, acrescenta a AMAL no mesmo comunicado.
 
Emídio Santos