Na sequência das decisões tomadas nos últimos dias pela Federação Portuguesa de Futebol e pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, por força da situação de pandemia que levou à paragem das provas desportivas, a Associação de Futebol do Algarve tornou público as deliberações tomadas relativamente aos Campeonatos Distritais de Futebol.
Deste modo, no Campeonato Distrital do Algarve de Futebol Sénior, 1ª Divisão, não existirá nenhuma descida de divisão. No Campeonato Distrital do Algarve de Futebol Sénior, 2ª Divisão, ascendem à 1ª Divisão a Associação Farense 1910 e a Associação Desportiva Quarteirense 1937, dado serem as equipas que ocupavam à data da paragem do campeonato os 1º e 2º lugares da classificação, respetivamente.
Ascende ainda excecionalmente ao Campeonato Distrital do Algarve de Futebol Sénior, 1ª Divisão, o Clube Desportivo Odiáxere, que ocupava o 3º lugar na 2ª Divisão à data em que o campeonato foi interrompido, com vista a ocupar a vaga deixada em aberto pela ascensão do Lusitano Ginásio Clube Moncarapachense ao Campeonato de Portugal.
O Campeonato Distrital do Algarve de Futebol Sénior, 1ª Divisão, decorrerá, assim, na época desportiva de 2020/2021 com a participação de 14 (catorze) equipas. No final dessa época, descerão à 2ª Divisão o número de equipas necessário para que o campeonato da 1ª Divisão de 2021/2022 decorra com a participação de 12 (doze) equipas, observando as regras em vigor no que toca ao número de ascensões da 2ª Divisão.
Emídio Santos