Saúde

Covid.19: Algarve com 8.751 casos ativos, mais de 4 mil só na última semana

 
O boletim semanal referente à situação epidemiológica do Algarve, publicado esta sexta-feira, confirma 8.751 casos ativos na região, com 4.261 novos casos registados na última semana, de acordo com dados da Administração Regional de Saúde do Algarve - ARS.

Segundo a mesma fonte, nas últimas 24 horas, foram confirmados 1.061 novos casos, com 8.706 pessoas a recuperarem no domicílio e 45 internadas, 2 nas Unidades de Cuidados Intensivos e um doente ventilado.  
 
Sob vigilância ativa estão 2.164 pessoas.
 
Em relação ao boletim da semana passada, confirmam-se menos 1.450 casos ativos. Mais 5.702 pessoas estão recuperadas da Covid.19. 
 
Há mais uma pessoa internada (44), o mesmo número de doentes nos Cuidados Intensivos (2) e de ventilados (1). Sob vigilância ativa estão menos 683 pessoas. 
 
Na última semana foram registados 9 óbitos.
 
Sobre o impacto da pandemia no país, a CNN Portugal confirmou que na última semana foram registados 712 casos de covid-19 por 100 mil habitantes, de acordo com o mais recente relatório de monitorização da pandemia, publicado hoje pelo Instituto Doutor Ricardo Jorge e pela DGS. Na semana anterior eram 932.
 
Segundo as “linhas vermelhas”, a incidência cumulativa está em “tendência decrescente” em todas as regiões do país exceto no Algarve, onde a tendência está “estável”.
 
O R(t) é também inferior a 1 por todo o país exceto na região algarvia, o que, segundo o relatório, “indica uma tendência decrescente de novos casos”.
 
O relatório sublinha também que a linhagem BA.5 da variante Ómicron continua a ser “claramente dominante” em Portugal, “apresentando uma frequência relativa estimada de 95%” na semana de 13 a 19 de junho.