Sociedade

Covid.19 - Algarve vai ter dois hospitais de campanha

Paulo Morgado - Presidente da ARS Algarve
Paulo Morgado - Presidente da ARS Algarve  
 
Teve hoje lugar no Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, uma conferência de imprensa sobre o ponto de situação da Covid.19 na região.

 
Estiveram presentes o Presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil e Presidente da AMAL - António Miguel Pina, o Presidente da ARS Algarve - Paulo Morgado, o Comandante Distrital Operacional da Proteção Civil - Vaz Pinto e a Delegada de Saúde regional - Ana Cristina Guerreiro.
 
O Presidente da ARS Algarve explicou que nos Hospitais de Portimão e Faro, estão implantados dois serviços de apoio a doentes por Covid.19, «estamos a falar de dois circuitos divididos entre a urgência, só para infetados com o novo coronavírus e o internamento». Paulo Morgado avançou que no Hospital de Portimão há um piso alocado para este tipo de doentes. Neste momento há 15 doentes internados nos dois Hospitais e 10 nas unidades de Cuidados Intensivos.
 
Estão também a ser criadas outras estruturas de apoio às unidades hospitalares, nomeadamente o Pavilhão do Sporting Clube Farense que irá ser convertido numa enfermaria de apoio ao Hospital de Faro para 50 doentes.
 
Previstos para a região estão dois hospitais de campanha, um em Faro, no Pavilhão Municipal da Penha e outro no Portimão Arena, ambos com cerca de 80 camas, conforme avançou o Comandante Distrital da Proteção Civil, Vaz Pinto. A partir desta fase as unidades de saúde privadas também colaboram com o Serviço Nacional de Saúde. Paulo Morgado confirmou que caso seja necessário, o Hospital de Faro passará a dedicar-se exclusivamente aos doentes Covid, com exceção da maternidade e da pediatria, passando as unidades de saúde privadas a tratar doentes com outras necessidades.
 
Os Centros de Saúde também vão atender doentes com sintomas leves através do Médico de Família, por via presencial ou por teleconsulta, visto que mais de 80% dos casos têm sintomas ligeiros.
 
A saúde mental é outra preocupação da estratégia distrital, que dará atenção redobrada aos doentes referenciados mas também a outras pessoas que necessitem de apoio, bem como aos profissionais de saúde, numa ação articulada entre os Departamentos de Psiquiatria dos Hospitais de Portimão e Faro e os psicólogos dos Centros de Saúde. 
 
Paulo Morgado à esquerda e António Miguel Pina à direita:
 
Também a representar os Municípios, António Miguel Pina afirmou que a região tem 46 espaços de apoio há populações, criados em coordenação com a Proteção Civil Distrital, as Subcomissões Municipais de Proteção Civil e as autarquias, totalizando 1120 camas, para apoiar doentes que tiveram alta, lares, pessoas que precisem de ficar em isolamento ou outras que tenham sido infetadas de forma leve e que não queiram estar em casa para não contagiar familiares.
 
O Comandante Vaz Pinto, registou por seu lado, que as unidades hoteleiras estão a colaborar nesta "mega" operação logística e de assistência, tendo a Região de Turismo do Algarve conjugado esforços na criação de uma rede com 70 unidades, totalizando mais de 680 camas que poderão receber doentes.
 
Comandante Vaz Pinto: