Na conferência de imprensa desta sexta-feira no Centro de Coordenação Distrital do Algarve, António Miguel Pina fez um ponto de situação sobre o Estado de Emergência, em especial sobre o período da Páscoa “que muito nos preocupava a todos”, mas os dados mostram que, “as pessoas que estavam no Algarve; tanto os que cá residem, como aqueles que ainda assim nos visitaram, acederam ao nosso pedido. Comportaram-se bem”.
Segundo o Coordenador Distrital da Proteção Civil e Presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, “verifica-se que, passado uma semana, o aumento do número de casos andará abaixo dos 10%”, o que é muito bom e reflete o sentido de responsabilidade da população”.
Sublinhando que estes números não podem reduzir o “esforço que se tem vivido até aqui”, pediu a toda a população para que nos próximos 15 dias em que decorre a renovação do Estado de Emergência, se mantenha em casa, continuando a assumir o mesmo comportamento que se tem verificado, “para depois podermos fazer a nossa caracolada; tão típica na região do Algarve em maio”.
Nas mesmas declarações, sublinhou a importância da nomeação de José Apolinário como Coordenador Regional do Algarve neste tempo de crise, uma vez que, “é fundamental este contacto de proximidade, tanto para o período que estamos a viver, como para os tempos que se vão seguir”.
Refira-se que a Delegada de Saúde Regional - Ana Cristina Guerreiro, confirmou na mesma conferência que à data de hoje, há 304 infetados, 24 internados, 37 recuperados, 10 óbitos e 7162 testes que deram negativo. Há 411 pessoas que estão sob vigilância ativa e 5 nas unidades de cuidados intensivos com 3 ventilados.