Sociedade

Covid.19-Algfuturo vê situação relativamente "benigna" para residentes e turistas

A Associação Algfuturo salienta que no quadro europeu e mundial da pandemia, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, o Algarve tem neste momento uma situação relativamente "benigna" para os residentes e turistas. Uma conclusão do Grupo de Trabalho composto por 12 membros que a associação criou recentemente para acompanhar estrategicamente os impactos do vírus.

PUB
 
A União Empresarial do Algarve, afirma que "primeiro que tudo estamos perante uma batalha pela vida que temos de vencer, em benefício dos que vivem no Algarve, turistas, sobrevivência das empresas e emprego".
 
Por isso, o Grupo de Trabalho apela a um esforço extra das entidades e pessoas "apertando ainda mais os controlos para estripar o vírus a curto prazo", para não hipotecar o futuro, retomar as atividades normais e "reforçar ainda mais a nossa imagem".
 
Para que a região enfrente o surto, a Algfuturo defende o respeito pelas normas da DGS, além do papel "determinante" do Aeroporto de Faro com "indispensáveis controlos", da forma que for considerada mais adequada.
 
Em comunicado a associação realça ainda o Plano de Contingência do SNS, em particular o papel do Hospital Central de Faro. Aconselha para a importância de desinfetar permanentemente os manípulos dos carrinhos de compras dos centros comerciais, para cada cliente, assumindo a grande distribuição essa responsabilidade social. Igualmente, têm de ser desinfetados permanentemente comboios, autocarros, táxis e outros meios de transporte, além de suspensas todas as atividades em ginásios ou equipamentos públicos.