Sociedade

Covid.19: ASAE fiscalizou bares e restaurantes de norte a sul com 29 processos de contraordenação

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, ontem à noite, uma operação de fiscalização direcionada a estabelecimentos de restauração e bebidas, tendo como principal objetivo fiscalizar o cumprimento das regras aplicáveis no atual contexto da pandemia.

PUB
Segundo a ASAE, as ações que decorreram nas cidades de Santa Maria da Feira, Póvoa de Varzim, Mirandela, Leiria, Cascais, Nazaré, Moura e Portimão, envolveram 54 inspetores com a colaboração da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública.
 
Dos 149 operadores económicos fiscalizados, a ASAE informa em comunicado, que foram instaurados 29 processos de contraordenação, dos quais 24 relacionados com incumprimento das regras estabelecidas em contexto de pandemia, incluindo 19 a operadores económicos por incumprimento das regras de lotação, distanciamento físico e não cumprimento das regras relacionadas com a verificação do certificado digital COVID ou teste negativo e 5 a clientes por permanência em restaurantes sem certificado digital COVID ou teste negativo.
 
Foi ainda determinada a suspensão de atividade de 8 estabelecimentos por não cumprimento das regras estabelecidas no plano de desconfinamento.