Saúde

Covid.19: Câmara de Albufeira diz que dados revelados pela ARS «não refletem situação real do concelho»

 
O Município de Albufeira, confirma que na passada quinta-feira, dia 9 de setembro, verificou-se uma descida abrupta dos casos ativos em relação ao dia anterior, os quais passaram de 1125 para 576, tendo "suscitado a perplexidade de muitas pessoas".

Em comunicado, a autarquia explica que a tendência, que se tem mantido ao longo dos dias subsequentes, "prende-se com a descida acentuada dos casos ativos e dos recuperados". 
 
Com vista a informar a população, sobre os casos de Covid-19 no concelho, o Município refere que tem vindo a publicar diariamente os dados oficiais enviados pela ARS – Administração Regional de Saúde do Algarve nas redes sociais.
 
O Município diz ter "forte convicção de que o elevado número de casos ativos que tem vindo a ser divulgado relativamente ao concelho não está correto", tendo solicitado, desde o início, à ARS que analisasse os dados, "o que resultou na descida de casos ativos para aproximadamente metade dos valores anunciados no dia 9 de setembro".
 
Apesar da correção, o Município considera que os números ainda continuam "demasiado elevados"; na medida em que, "os valores não estão a ser calculados de acordo com a norma 004 atualizada pela DGS – Direção Geral de Saúde, segundo a qual os casos ativos devem ser considerados durante um período de 10 dias após o diagnóstico, a não ser que se mantenham sintomas persistentes, o que acontece numa percentagem relativamente reduzida".
 
A Câmara sublinha ter solicitado, "por várias vezes", a reapreciação dos dados enviados pela ARS, "pretensão que finalmente foi considerada", mas considera que não reflete a situação real do concelho.