Face à propagação da pandemia da COVID-19, o Município de Faro diz estar a promover um conjunto de medidas no âmbito da iniciativa #FaroemCasa.
Uma delas, já em marcha, é uma campanha de informação, em parceria com as empresas de condomínio que operam no concelho e que pretende estimular a solidariedade entre os vizinhos de cada prédio.
A principal mensagem desta campanha é que, nesta fase crítica, todos podem ajudar e, nesse sentido, convida a que "cada um de nós questione se o vizinho do lado precisa de algo".
Assim, se um dos moradores do prédio tiver mesmo de sair de casa, poderá garantir bens de primeira necessidade que algum dos vizinhos (nomeadamente aqueles que fazem parte dos grupos de risco e têm necessidade prioritária de isolamento) possa precisar, evitando que mais pessoas tenham de deslocar-se à rua.
“És um vizinho Solidário?”, é uma das frases chave desta campanha.
Segundo o Município, a medida visa facilitar o mais possível a permanência dos cidadãos em casa, em particular os mais idosos, contribuindo na contenção do foco do COVID-19.
Neste âmbito, foi ontem anunciada a iniciativa #Faroemcasa – Entregas ao Domicílio, em parceria com a Rotáxi – Cooperativa de Rádio-Taxis de Faro e a ACRAL (Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve), que agrega comerciantes de bens alimentares não confecionados, para criação de uma plataforma de entrega de bens ao domicílio sem transação física de dinheiro entre as partes envolvidas.
Para isso, muito em breve, bastará contactar um dos espaços aderentes e terá as compras entregues no seu lar, "sem se expor e sem expor a sua família".
No sítio online da Câmara Municipal (www.cm-faro.pt) poderá encontrar toda a informação das várias iniciativas que estão a ser desenvolvidas, bem como o ponto de situação da evolução do Covid-19 no concelho.