Sociedade

Covid.19-Casos de Olhão e Castro Marim "vieram de fora"

 
Os concelhos de Olhão e Castro Marim registam (cada) dois casos positivos do novo coronavírus.

 
O primeiro caso referente a Olhão foi identificado no dia 28, de um cidadão que se encontrava internado no hospital de Faro e um outro identificado ontem dia 29, referente a um cidadão que regressou de um país fora da Europa, segundo confirmou a autarquia.
 
No boletim diário da DGS - Direção-Geral da Saúde, o concelho de Castro Marim tem hoje os primeiros dois casos importados, conforme disse ao Algarve Primeiro, Francisco Amaral - Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim.
 
O autarca explicou que se trata de um casal jovem (25 e 23 anos), «que se encontrava a trabalhar em Inglaterra e que aos primeiros sintomas», veio de avião para o nosso País para recuperar numa casa em Altura, onde já se encontra em isolamento.
 
Francisco Amaral sabe que o casal tem uma casa em Lisboa, mas decidiu vir para o Algarve. O Delegado de Saúde de Castro Marim está a acompanhar a situação. 
 
O edil avançou que é através de uma amiga que o casal recebe a comida, «com os devidos cuidados» e critica a forma «fácil que entram pessoas infetadas no país, através dos Aeroportos, que continuam a ser um meio permeável à contaminação». 
 
Apesar de não existir nenhum caso de contágio intracomunitario em ambos os concelhos, os responsáveis autárquicos reforçam que há que continuar a cumprir com as medidas de contingência.