Sociedade

Covid.19: Concelho de Portimão com duas unidades de retaguarda

 
O Governo alargou as valências atribuídas às Estruturas de Apoio de Retaguarda (EAR), reforçando a capacidade de resposta no combate à pandemia Covid-19.

Comunicado do Ministério da Administração Interna, esclarece que esta rede nacional de estruturas de apoio de retaguarda (EAR), supletiva à rede já constituída pelos municípios, conta já com 20 EAR operacionais, que têm uma capacidade máxima instalada para 2.069 utentes. 
 
Destas 20 estruturas operacionais, 11 têm atualmente utentes instalados, num total de 144.
 
No Algarve há uma 1 EAR numa unidade hoteleira em Alvor. Para além destas 20 estruturas operacionais, existem outras 8 em fase de instalação, completando assim a rede nos 18 distritos de Portugal continental.
 
No total, a rede contará com uma capacidade máxima que ultrapassa as 2.300 camas, assegura a tutela.
 
Através do despacho publicado hoje em Diário da República, assinado pelo Ministro da Administração Interna, pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e pela Ministra da Saúde, as EAR passam a poder ser utilizadas também, excecionalmente, por pessoas internadas em unidades hospitalares devido a condições clínicas não relacionadas com o SARS-CoV-2, com alta clínica, mas sem necessidade de internamento em unidade hospitalar ou em outra unidade de saúde.
 
Em funcionamento encontra-se outra unidade de retaguarda em Portimão, o hospital de campanha do Centro Hospitalar Universitário do Algarve no Portimão Arena, uma estrutura apoiada do Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão.