Sociedade

Covid.19: Depois da pandemia «algarvios merecem o hospital central» - António Pina

 
O Presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve - AMAL, reconheceu o «excelente trabalho que tem sido feito no Algarve» no combate à covid, elencando as várias entidades com responsabilidades na matéria, - Delegados de Saúde, Governo, Centro Hospitalar e Universitário do Algarve, Administração Regional de Saúde do Algarve, municípios e Proteção Civil - «que têm sido capazes de responder às situações mais complexas».

Em declarações aos jornalistas, durante a conferência de imprensa desta sexta-feira, sobre a situação epidemiológica na região, António Pina, na qualidade de Presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil, afirmou que mais do que arranjar estruturas é preciso reorganizar os serviços e os recursos humanos, «coisa que os responsáveis do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve, têm conseguido».
 
Sobre este processo, o responsável lembrou que a situação atual, tem três vezes mais casos do que no início, com as respostas a serem dadas à medida das necessidades. «Lembro que o Algarve tem sido solidário com outras regiões e outras unidades hospitalares, e espero que quando isto terminar, o país seja solidário com o Algarve e se confirme definitivamente a construção do novo Hospital Central no Parque das Cidades, porque os algarvios também merecem que o País seja solidário com o Algarve», concluiu.
 
Na mesma conferência de imprensa, o Presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS) - Paulo Morgado, confirmou que capacidade de testagem na região tem aumentado, «temos estado a fazer um esforço gigantesco», destacou, tendo informado que o Laboratório Regional de Saúde Pública do Algarve Dra. Laura Ayres, está a fazer 2.000 testes por dia. «Uma capacidade que multiplicou por sete, posso dizer que a capacidade de testagem que tínhamos na primeira vaga em março era de 300 testes por dia».
 
Relativamente à capacidade de testagem dos privados, na última semana foram feitos 2.600 testes, «representando um recorde». Paulo Morgado realçou que em termos percentuais, o Algarve está a testar acima da média nacional.
 
No que respeita à vacinação, o plano «tem seguido de forma tranquila e efetiva em toda a região», depois de uma primeira fase em que foram vacinados os profissionais prioritários, quer dos cuidados hospitalares, quer dos cuidados de saúde primários do SNS, encontra-se a decorrer a vacinação de utentes e funcionários dos lares e da Rede Nacional de Cuidados Continuados. No Sotavento o processo está terminado, estando o mesmo a decorrer nos concelhos do Algarve Central e do Barlavento. 
 
Paulo Morgado realçou ainda o facto de a linha de apoio psicológico a funcionar nos Centros de Saúde, ter registado um incremento nos pedidos de apoio nas últimas semanas, beneficiando 263 pessoas, desde utentes a profissionais de saúde.