Apesar das diligências realizadas pelo município, São Brás de Alportel continua incluído no mapa de concelhos considerados de elevado risco de contágio, não tendo sido aceite a sugestão de exclusão dos casos relativos a surtos circunscritos em lares de terceira idade, para a contagem dos novos casos, aos quais é aplicado este critério.
Nota da autarquia explica que caso tivesse sido aceite a sugestão de exclusão dos números relativos ao lar de terceira idade, o acumulado de novos casos nos últimos 14 dias (de 28 de outubro a 10 de novembro) totalizaria apenas 14, quando o limite, pela forma imposta, no território, é de 24.
Segundo a mesma fonte, o concelho tem atualmente 30 casos positivos na globalidade, 22 dos quais dizem respeito ao surto no Lar da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, que regista «um abrandamento no contágio e um contínuo crescimento de casos recuperados».
O município de São Brás de Alportel entende como «cega» a aplicação do critério que define de elevada incidência a existência de 240 casos por cada 100 000 habitantes nos últimos 14 dias, «sem ponderação da especificidade dos territórios e da real situação epidemiológica do concelho, que conduz à aplicação de medidas desajustadas e ineficazes, com graves prejuízos para a economia local e as comunidades», sublinha.
O Conselho de Ministros reunido esta quinta-feira reviu a lista de concelhos de risco e reforçou medidas de combate à pandemia.
Há 77 novos municípios, que passam a integrar a lista dos concelhos que nas últimas duas semanas ultrapassaram a média de 240 novos casos por 100 mil habitantes, passando a 191.
Saíram 7: Moimenta da Beira, Tabuaço, São João da Pesqueira, Mesão Frio, Pinhel, Tondela e Batalha.
Relativamente ao Algarve, além de São Brás de Alportel que já integrava a lista, há mais 7: Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Albufeira, Faro, Tavira e Vila Real de Stº António.
Segundo confirmou o Primeiro-ministro, António Costa, os novos concelhos considerados de risco, só entrarão em Estado de Emergência às 00h00 da próxima segunda-feira, dia 16.
Recorde-se que a lista de concelhos com risco elevado de transmissão da covid-19 é definida de acordo com o critério geral do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) de "mais de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias", e considerando a proximidade com um outro concelho nessa situação e a exceção para surtos localizados em municípios de baixa densidade.