Política

Covid.19-PAN recomenda "sistema seguro" de testes rápidos em todos os concelhos algarvios

 
Partindo das orientações da Organização Mundial de Saúde, que revela a necessidade imperativa de testar o máximo de pessoas como forma de conter a pandemia de COVID-19, o PAN Algarve enviou uma recomendação à Câmara Municipal de Faro no sentido de instalar um sistema seguro de rastreio, em modelo “drive-through” à semelhança do que já acontece em outros pontos do país, como em Lisboa, Cascais, Porto e Gaia.

 
O objetivo principal visa identificar o maior número de pessoas que possam estar infetadas com o coronavírus, para sua própria segurança e de outros, e conter ao máximo a disseminação do vírus.
 
A Comissão Política Distrital do PAN Faro, recomenda que estas medidas sejam colocadas em prática "urgentemente" em todos os municípios da região com o apoio da Administração Regional de Saúde (ARS) e outros serviços públicos ou privados, como laboratórios e clínicas.
 
Paulo Baptista, membro da Assembleia Municipal de Faro, reitera a importância de seguir as orientações da OMS e adaptá-las localmente: “elas são claras, é necessário isolar, testar, tratar e rastrear. Não podemos salvar pessoas e preservar a saúde de todos se não soubermos onde está a doença. É um trabalho bastante exigente, mas absolutamente necessário.”