Sociedade

Covid.19: Portimão a um passo de desconfinar

 
A concelho de Portimão, está em condições de passar à fase de desconfinamento já na próxima avaliação do Conselho de Ministros, agendada para esta quinta-feira.

Na semana passada, António Costa frisou que passaria a haver uma avaliação semanal de forma a averiguar, que concelhos cuja situação epidemiológica melhore podem avançar no desconfinamento, adiantando que em maio deverá haver uma revisão da regra que defina a que velocidades estão os concelhos de Portugal continental.
 
Analisando os dados mais recentes publicados hoje, na página de Facebook do Município de Portimão, o número de novos casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, situa-se nos 46. Refira-se que são precisos 67 casos, para que o concelho atinja a linha vermelha dos 120 por 100.000 habitantes.
 
Até ontem, dia 3, o boletim sobre a situação epidemiológica municipal, aponta para 30 casos ativos. Tendo sido reportado um novo caso de Covid.19. 
 
No Algarve, dos 16 municípios que passaram à ultima fase de desconfinamento, Aljezur recuou à fase de 5 de abril e Portimão mantém o mesmo confinamento (fase 15 de março).
 
A autarca de Portimão que reuniu de emergência com o primeiro-Ministro na passada sexta-feira, para reivindicar uma reavaliação da regra “iníqua” utilizada pelo Governo sobre a decisão dos concelhos que prosseguem para a última fase de desconfinamento, defendeu que houvesse um desconfinamento automático, proposta que António Costa não aceitou. 
 
Apesar de tudo, Isilda Gomes mostra-se esperançada de que Portimão vai desconfinar já esta semana, tendo recebido a confirmação do ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, de que há uma verba disponível para poder auxiliar as empresas dos concelhos que estão com venda ao postigo.
    
Esta terça-feira, o município faz saber em comunicado que, desde que entrou em funcionamento no passado dia 26 de abril, o Centro de Vacinação de Portimão já ministrou 5.000 vacinas contra a Covid-19. Segundo a mesma fonte, o objetivo é abranger toda a população do concelho maior de 60 anos até à próxima sexta-feira, 7 de maio.
 
Números que para a autarquia, refletem que, «o concelho foi abrangido por um reforço de vacinas e obteve autorização extraordinária para começar a vacinar localmente os munícipes a partir dos 60 anos, em virtude dos surtos que implicaram o retrocesso no processo de desconfinamento e consequente pedido autárquico para a abertura imediata do Centro de Vacinação de Portimão».
 
Instalada no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, a estrutura que começou com uma média de 300 vacinas/dia, tem evoluído para as 1000 vacinas/dia desde o reforço entretanto verificado, estimando-se que seja alcançado um total de 10 mil vacinas até ao final desta fase, sustenta o município.