Sociedade

Covid.19: São Brás de Alportel é o único concelho algarvio a integrar as novas medidas anunciadas pelo Governo

Foto|CM São Brás de Alportel
Foto|CM São Brás de Alportel  
O primeiro-ministro António Costa, fez hoje uma comunicação ao país, após o Conselho de Ministros extraordinário realizado esta tarde com vista a apresentar novas medidas de combate à propagação da covid.19.

António Costa anunciou o confinamento parcial em concelhos com mais de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, [com alto risco de contágio] estando o concelho de São Brás de Alportel, abrangido pelas novas medidas, sendo o único na região do Algarve. Ao todo são 121 os concelhos que se encontram na mesma situação.
 
São medidas que vão entar em vigor, a partir de quarta-feira, pelo dever cívico de recolhimento domiciliário, novos horários nos estabelecimentos e teletrabalho obrigatório, salvo "oposição fundamentada" pelo trabalhador, devido à covid-19.
 
Os restaurantes nestes 121 concelhos do continente não poderão ter mesas com mais de seis pessoas e o seu horário de fecho passa a ser as 22:30.
 
Os estabelecimentos comerciais terão de fechar, na generalidade, às 22:00.
 
Também nestes territórios, ficam proibidas as feiras e os mercados de levante, e os eventos e celebrações ficam limitados a cinco pessoas, exceto nos casos em que os participantes pertencem ao mesmo agregado familiar.
 
Na atualização do ponto de situação epidemiológica relacionada com a covid.19, o município de São Brás de Alportel, reportou este sábado de manhã um novo óbito - um idoso de 92 anos, que se encontrava hospitalizado, totalizando 24 casos positivos ativos, 25 casos recuperados e 200 pessoas sob vigilância.
 
Algarve Primeiro/Lusa