Sociedade

Covid.19 suspende greve na Águas do Algarve

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul, confirmou em comunicado que a greve que estava marcada para esta sexta-feira, dia 13 (por um período de 24 horas), na Águas do Algarve, foi suspensa em virtude da Administração da empresa ter aplicado um plano de contingência sobre o COVID - 19, estando os trabalhadores a fazer teletrabalho a partir de casa.

PUB
 
Ainda assim, o sindicato diz ter interrogado a empresa sobre o plano de contingência que está a aplicar, para saber "em que condições os trabalhadores ficam em casa e como são pagos estes dias".
 
Terminado o plano de contingência, os sindicalistas prometem reunir novamente com os trabalhadores e decidir a marcação de um novo dia de greve ou outras formas de luta. Os trabalhadores exigem a eliminação da discriminação salarial nas mesmas funções; a atribuição do subsidio risco; o pagamento das horas em deslocação quando em formação ou ao serviço da empresa; aumento dos salários, a negociação de revisão do ACT por parte da Águas de Portugal e a entrega dos relatórios únicos de 2018 e 2019.
 
Outra reinvindicação passa pela falta de informação e comunicação aos trabalhadores sobre as novas tarefas funções/definições a partir do dia 1 de abril.