Após ter entrado na lista dos novos concelhos com risco elevado de contaminação por Covid19, o município de Albufeira viu-se obrigado a alterar horários e dias de espetáculos a decorrer no Auditório Municipal, com vista a responder às medidas mais restritivas atualmente em vigor, nomeadamente no que respeita ao recolher obrigatório.
Assim de acordo com a autarquia, o espetáculo da ACTA, “Ardente – Memorial para Pedro e Inês”, agendado para a próxima sexta-feira, irá acontecer meia hora antes do previsto inicialmente, enquanto o Workshop “Cante Alentejano” e o concerto de Celina da Piedade foram antecipados para 26 de novembro, às 18h00 e 21h00, respetivamente.
A Câmara de Albufeira explica que o espetáculo da ACTA, "se inclinará para uma abordagem de pendor mítico, por um lado, e, por outro lado, para uma reflexão sobre o amor e a morte, com predomínio da imagem, cruzando-a com música e canto".
Os bilhetes custam €5,00 e estão à venda na Galeria Municipal de Albufeira, nos dias úteis das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00, ou no Auditório Municipal, no próprio dia do espetáculo das 19h30 às 20h45.
Também o projeto “Central Artes – Programação Cultural em Rede”, uma iniciativa conjunta de cinco municípios do Algarve Central (Loulé, Albufeira, Faro, Olhão e Tavira), no seguimento da candidatura realizada ao CRESC Algarve 2020 (Programa Operacional Regional do Algarve), teve que se adaptar às atuais circunstâncias.
As duas sessões do Workshop “Pinto-me dançando”, anunciadas para o dia 25 de novembro foram canceladas, sendo que o resto da programação, um Workshop de Cante Alentejano e um concerto, ambos sob a responsabilidade de Celina da Piedade, "um dos maiores ícones da World music nacional no feminino", foram antecipados para dia 26 de novembro (quinta-feira).
O Workshop de Cante Alentejano, para maiores de 17 anos e capacidade máxima para 10 pessoas, realiza-se na Galeria Municipal João Bailote, entre as 18h00 e as 19h30.
No mesmo dia, pelas 21h00, Celina leva ao Auditório Municipal de Albufeira um concerto, em formato trio: Celina da Piedade (voz e acordeão), Sofia Neide (contrabaixo e voz) e Filipa Ribeiro (percussões e voz).
Refira-se que Celina da Piedade tem dedicado muito do seu trabalho à investigação e divulgação do património musical alentejano. Nesta oficina, Celina irá dar a conhecer algumas das muitas “modas” que constituem o cancioneiro alentejano, mostrar as principais características musicais e poéticas desta prática vocal e acima de tudo fazer com que todos experimentem com as suas vozes, unidas, a força do Cante, acrescenta nota da autarquia de Albufeira.
Para participar, os interessados devem enviar inscrição para:
[email protected] (mais informações: 289 246 948| 289 599 645.
A participação no concerto é gratuita, mas sujeita à lotação da sala. As entradas devem ser adquiridas no Auditório Municipal no próprio dia do espetáculo, das 20h00 às 20h45. Para mais informações, ligar para os telefones: 289 246 948| 289 599 645.